domingo, 28 de Abril de 2024  13:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-10-2007

O Coral Oásis na Galiza


Sangalhos

No passado dia 6 e 7 de Outubro, o Grupo Coral Oásis deslocou-se a Ourense, província da Galiza (Espanha), para participar no 6º Festival Internacional de Musica Coral Auria Canta, a convite do Coral Polifónica Auria Canta.

Depois de longa viagem, o Coral Oásis cooperou num primeiro momento cantando em simultâneo com quatro grupos corais numa missa na Igreja de Santa Eufémia onde puderam estar presentes o Coral de Palmés, Coral de Juan del Enzina de Villascañas Toledo, Orféon de Valdeorrés, bem como o coral anfitrião. De lembrar que neste festival de 17 de Setembro a 13 de Outubro, muitos são os grupos corais intervenientes. Para além de grupos corais ainda intervém na programação, grupos de dança e gaitas de foles (Agrupación de danza y gaitas Vila de Orcellón e Agrupación de Danza Auria Canta), bem como grupos de pandeiretas (Auria Canta e Xestreu), numa organização que começou por uma “muestra de Corales Orensanas”, desde o Coral de Pensionistas Auria Canta, Rondalla dos Afiadores e o Coro Juvenil Auria Canta até aos corais acima referidos acabando com uma “muestra de Corales Gallegas” com a participação do Coral Polifónica del Ayuntamiento de Monforte de Lugo, Orfeón Condado-Paradanta de Pontevedra e o Coral de Oleiros de Coruña.

De salientar que o evento teve representação portuguesa no Coral Oásis que muito dignificou Portugal, Anadia e Sangalhos. A qualidade dos grupos manifestou-se e desde logo o favoritismo foi para os temas portugueses entoados no Auditório local num concerto pelas 21 horas do dia 6. Foram momentos inesquecíveis na memória colectiva dos intervenientes. Canção do Mar de Frederico de Brito/ Ferrer Trindade, Não vás ao Mar Toino e Balada de Outono brilhantemente interpretadas pelo Coral Oásis, trouxeram ao rubro a prestação portuguesa que merecedora de aplausos extensíssimos ainda foi ovacionada e elogiada pelo público presente, reconhecendo na pessoa e no trabalho do seu Maestro António Luis de Brito coadjuvado pelo Prof. Sérgio Brito a coordenação de um belíssimo grupo de vozes de vivacidade e técnica apurada merecendo referência pela exibição. Mas antes desta magnífica ostentação do Coral Oásis ainda mereceram muitos aplausos a destacada prestação dos outros grupos corais com temas como “Diálogo no muíño (Paulino Pereiro), Balaio e En el Jardín” que o Coral de Palmés; “Juventud de Luis Miller, Te quiero Mario Benedetti y A. Favero e La Golondrina Cabrera” do Orfeón Valdeorrés que curiosamente surpreendia visualmente com um traje bastante curioso e feliz (em tons de verde e laranja). O Coral Juan del Enzina de Villascañas Toledo cantou temas como “A la fuente del olivo de Luis Bedmar, Como la flor J. Diaz e Es la Mancha de Juan Manuel Conejo e Letra de Francisco J. Escribano”. A participação do Coral Polifónica Auria Canta foi demonstrada em três temas “Kanta Kanta de Javi Busto, Juramento de Electro Silva e La reina del placer de Alain Langré”. O festival decorreu com a curiosidade dos cinco corais presentes cantarem apenas três temas cada e o que parecia um festival interminável, tornou-se numa agradável noite de cultura, pela diversidade de peças, pelo conteúdo seleccionado bem como pela cor do colectivo que “pintava o quadro de um lindíssimo palco de cortina vermelha e fundo preto”, num edifício moderníssimo que parecia sair de um cenário citadino americano.

O Coral Oásis foi recebido no dia seguinte pela Vereadora da Cultura do “Ayuntamiento de Ourense” na própria sala de assembleias da Câmara Municipal de Ourense. Foi explicada toda a origem da cidade bastante antiga, de procedências romanas com 108358 habitantes e “sede” para um conjunto de 92 concelhos de 7273 km2 de extensão. Depois da recepção feita pela representante da autarquia e entregues os “galhardetes” à Presidente do Grupo Coral Oásis, Prof.ª Maria Silvestre Loureiro, o colectivo Coral Oásis foi ainda conduzido por um guia pela cidade por onde pôde apreciar desde a Igreja de Santa Eufémia (sec XVII) até á volumosa catedral de Ourense (sec XII) consagrada monumento nacional em 1931 passando ainda pela . De seguida deslocou-se para cantar em mais uma missa na Colegiata Santa Maria La Real de Xunqueira de Ambia, pelas 12:30 horas locais, onde para além da celebração cantada na íntegra em português, ainda se entoou no final algumas peças do extenso repertório do grupo ao som dum órgão de tubos antiquíssimo tocado majestosamente pelo Prof. Sérgio Brito.

Devo lembrar que esta é a primeira internacionalização do Grupo Coral Oásis, que teve o apoio expresso da Câmara Municipal de Anadia e da Junta de Freguesia de Sangalhos e que não pudemos deixar passar a ocasião para agradecer a colaboração de todos os que proporcionaram a realização do sonho desta colectividade.

Pedro F Patricio


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®